O novo coronavírus, cujo surto começou em dezembro de 2019, em Wuhan na China, já infectou mais de 4 mil pessoas e atingiu outros 12 países. Denominado 2019-nCoV, o vírus causa infecção respiratória aguda, e tem como sintomas febre, tosse e falta de ar.
Os sintomas da doença respiratória aguda por coronavírus são muito similares a outras doenças respiratórias. De acordo com o CDC, as infecções por Influenza, Legionella, S. pneumoniae e RSV podem apresentar sinais e sintomas clínicos semelhantes aos do surto. As infecções respiratórias por Strep A se manifestam primariamente como infecções de garganta, e, de acordo com o CDC, em caso de tosse a probabilidade de ser uma infecção bacteriana por Strep A é baixa.
As doenças respiratórias precisam de diagnóstico rápido e correto para diminuir a letalidade e evitar a transmissão.
No Brasil, ainda não existe um teste para diagnóstico rápido da doença por coronavírus, portanto, o diagnóstico realizado de forma precoce, nas primeiras horas, torna ainda mais importante o diagnóstico diferencial com as infecções respiratórias comuns em pessoas com sintomas, com implicação no tratamento e prognóstico do paciente.
A ECO Diagnóstica possui no seu portfólio os produtos da Linha F-Line (Sistema de Ensaio Fluorescente – “FIA”), que consiste na tecnologia química fluorescente a base de európio, a qual permite uma detecção altamente sensível dos analitos alvos.
Para a linha respiratória, a ECO Diagnóstica possui os seguintes testes:
– ECO F Influenza A/B
– ECO F Strep A Ag
– ECO F RSV Ag
– ECO F S. pneumoniae Ag
– ECO F Legionella Ag
– ECO F Adenovírus
A FIA é uma técnica mais sensível e específica que a imunocromatografia (técnica utilizada em testes rápidos), e proporciona resultados mais assertivos, detectando níveis de infecções menores, conforme se observa abaixo:

Os analisadores ECO Reader F liberam os resultados em 15 minutos, de forma semiquantitativa, com o valor de COI (índice de corte), que é utilizado para avaliar o nível de infecção do paciente.
O kit é completo com controle positivo e negativo e os dispositivos de testes utilizam tecnologia 2D, com informações do lote, validade e procedimento do teste.
Os testes podem ser realizados em amostras de swab (Influenza, RSV, Strep A e Adenovirus) ou urina (Legionella e S. pneumoniae).
Para mais informações: (31) 3653-2025 / contato@ecodiagnostica.com.br
Fontes:
OMS. Novel Coronavirus (2019-nCoV) Situation Report 7. Disponivel em: < https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200127-sitrep-7-2019–ncov.pdf?sfvrsn=98ef79f5_2> Acesso em: 28.jan.2020
CDC, 2019 Novel Coronavirus , Wuhan , China Symptoms. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/about/symptoms.html>. Acesso em: 28 jan. 2020.
CDC. Pneumococcal disease symptoms and complications. Disponível em: <http://www.cdc.gov/pneumococcal/about/symptoms-complications.html>. Acesso em: 28 jan. 2020.
MAYO CLINIC. Respiratory Syncytial Virus. 2. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/respiratory-syncytial-virus/symptoms-causes/syc-20353098>. Acesso em: 28 jan. 2020.
CDC. Influenza (Flu) Flu Symptoms & Complications. Disponível em: <https://www.cdc.gov/flu/symptoms/symptoms.htm>. Acesso em: 28 jan. 2020.
CDC, C. for D. C. and P. Legionella (Legionnaires’ Disease and Pontiac Fever). Disponível em: <http://www.cdc.gov/legionella/about/causes-transmission.html>. Acesso em: 28 jan. 2020.
CDC. Diseases Caused by Group A Strep : Disponível em: < https://www.cdc.gov/groupastrep/diseases-public/strep-throat.html>. Acesso em: 28 jan. 2020.