Eco Diagonistica

Blog

Controle de qualidade eficaz: a ECO tem!

A RDC 786/23 é uma resolução que estabelece critérios abrangentes, desde infraestrutura física e recursos materiais e tecnológicos para a realização de exames de análises clínicas (EAC) no Brasil. Um dos aspectos fundamentais da nova legislação é a gestão da qualidade e o gerenciamento de processos.

A RDC 786 dedica vários capítulos e seções aos temas de gestão e controle de qualidade em todos os serviços que realizam EACs, que vão desde farmácias e consultórios isolados, até posto de coleta, central de distribuição, serviço itinerante e o laboratório clínico.

No que se diz em relação a gestão da qualidade, a normativa cita e descreve desde o programa de garantia da qualidade, passando pela educação continuada do profissional até gerenciamento das tecnologias, gerenciamento de riscos e processos operacionais. 

A gestão da qualidade tem como objetivo assegurar a eficiência, segurança e a satisfação dos pacientes nos serviços de análises clínicas, promovendo sempre a melhoria contínua dos processos e operações.

Por outro lado, o controle da qualidade é necessário para garantir a confiabilidade dos resultados dos exames em todos os serviços que executam EAC, e é realizado através do Controle Interno da Qualidade (CIQ) e do Controle Externo de Qualidade (CEQ)

O CIQ de forma geral, tem como objetivo monitorar a precisão da fase analítica no laboratório. O CIQ permite a identificação e correção rápida de eventuais erros e desvios de qualidade.  

Já o CEQ é realizado por meio da participação em programas de proficiência ou de comparação de resultados com outros laboratórios, com o objetivo de verificar a conformidade dos resultados obtidos.

Uma das maneiras de obter as amostras para realizar o CIQ e o CEQ é através de empresas provedoras de controles de qualidade laboratoriais.

A ECO Diagnóstica possui parceria com a empresa provedora Controllab para a disponibilização de controles internos e externos para todo o seu menu de exames e tecnologias. Dessa forma, a empresa busca que todos os estabelecimentos que realizem EACs, incluindo as farmácias, utilizando produtos ECO, tenham acesso ao CIQ e CEQ e estejam adequados a RDC 786/2023.

Para saber mais sobre as nossas soluções faça contato com a nossa equipe: (31) 3653-2025 ou contato@ecodiagnostica.com.br

LEIA MAIS

Cresce o número de casos do sorotipo 3 da dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023 foram notificados no SNVS 1.658.816 casos […]

Estudo sobre a sensibilidade e especificidade analítica do LeadCare para dosagens de chumbo em sangue total

O LeadCare II conta com um sistema de eletroquímica e um sensor exclusivo para detectar […]

Testes da ECO detectam as variantes do SARS-CoV-2 sem afetar sensibilidade e especificidade, incluindo a variante EG.5.1

Através de estudos internos realizados na Coréia do Sul pela SD Biosensor Inc, foi verificado […]