Na última sexta-feira (10/08), a Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (SES-ES) confirmou 112 casos de malária desde julho/2018.
A maioria dos casos foram notificados no município de Vila Pavão e no município de Barra de São Francisco. Até o momento, apenas 1 morte confirmada.
Conforme o médico e referência técnica da Vigilância Epidemiológica do Espírito Santo, os casos envolvem um parasita que, até então, não era encontrado no estado do ES e que provoca a forma mais grave da doença.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está alertando profissionais de saúde em todos os municípios do estado e a população que vive em cidades próximas a divisa com o ES. No período de janeiro/2018 até 10 de agosto, Minas Gerais registrou 21 casos de malária.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoário e transmitida pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a malária pode evoluir para forma grave e para óbito.
O tratamento depende de fatores como a espécie do protozoário infectante; a idade do paciente; condições associadas, incluindo gravidez e outros problemas de saúde; e gravidade da doença.
Para o diagnóstico da doença, a ECO Diagnóstica possui o Malária P.f/Pan ECO Teste, teste imunoensaio para detecção qualitativa de HRP-II (proteína rica em histidina II) específica para Plasmodium falciparum e a pLDH (plasmodium lactato desidrogenase) comum à todas as 4 espécies (P. falciparum, P. malariae, P. vivax e P. ovale).
O teste utiliza apenas 5ul de amostra de sangue total capilar/venoso e libera o resultado após 15 minutos.
Para maiores informações fale com um de nossos consultores: 55 (31) 3653-2025 / contato@ecodiagnostica.com.br.
Fonte:
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais: http://www.saude.mg.gov.br/malaria
Malária é confirmada em 112 casos na região Noroeste do ES: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2018/08/10/malaria-es-ja-tem-112-casos-confirmados-na-regiao-noroeste.ghtml.