ECO Diagnóstica

Eco Diagnostica

BLOG

Dosagem de Lactato

Lactato é a forma ionizada do ácido láctico, produzido principalmente pelos músculos, glóbulos vermelhos e células cerebrais durante a produção de energia anaeróbica. Em condições normais, a concentração no sangue humano é baixa.

O lactato é produzido durante esforço muscular intenso quando as células não são suficientes ou são completamente privadas de oxigênio (glicose anaeróbica).

A dosagem de lactato é realizada em pacientes com sinais de hipóxia (dor abdominal, dispneia, sudorese), em casos de isquemia, choque, insuficiência hepática grave, hipertermia maligna, sepse, convulsões, além de ser uma ferramenta de exploração para diabetes, infarto do miocárdio ou insuficiência renal.

A mensuração do lactato tem se mostrado uma ferramenta importante no diagnóstico, monitoramento e prognóstico de diversas síndromes clínicas, como nos casos de pacientes portadores de choque cardiogênico, Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SRIS), pacientes oncológicos ou os que sofreram ressuscitação cardiopulmonar.

O nível plasmático de lactato, obtido no momento da admissão de um recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, dentro das primeiras 24 horas de vida, mostrou-se como um bom teste diagnóstico na predição de óbito nos primeiros 3 dias de vida. O valor plasmático elevado está associado a uma maior frequência na ocorrência de convulsão neonatal e nascimento de recém-nascido pequeno para a idade gestacional.

Outra função é a determinação do lactato muscular para avaliação do metabolismo em treinamentos de atletas, ao avaliar o fornecimento de energia do organismo de cada atleta.

Ao praticar exercício físico extenuante, o metabolismo anaeróbico lático se torna mais ativo, contribuindo para o aumento da acidez intramuscular, resultando em maior produção de lactato muscular e aumento de lactato sanguíneo.

Esse acúmulo de lactato é reconhecido como fadiga, reduzindo a performance de corredores, ciclistas, nadadores e triatletas. A detecção do lactato avalia não somente o estágio de condicionamento físico do atleta, mas principalmente, determina qual método de treinamento mais adequado para possibilitar a evolução do atleta.

Na rotina médica hospitalar a utilização dos valores do lactato está descrita há mais de 30 anos. Outro uso da dosagem que vem crescendo na última década é na medicina veterinária. Esse exame tem se tornado uma ferramenta extremamente útil na avaliação dos animais em estado de emergência e auxilia na determinação da severidade clínica e resposta da terapia empregada.

Estudos mostram valores do lactato em cães como índices de prognóstico para Babesiose durante o atendimento clínico e na terapia empregada; dosagem de lactato em cães portadores da síndrome dilatação vólvulo-gástrico (redução em 50% dos valores nas primeiras 12 horas indicam que o risco de morte pode reduzir) e dosagem de lactato em cães portadores de neoplasias malignas com sinais clínicos de síndrome paraneoplásica.

A ECO Diagnóstica possui o Lactato Detect TD-4261 para autoteste e monitoramento do nível de lactato no sangue total capilar. Pode ser utilizado por profissionais de saúde e público leigo.

 

O analisador realiza medição quantitativa de lactato dentro da faixa de 0.3 – 22mmol/L em 5 segundos utilizando apenas 0.8uL de amostra. Volume pequeno que possibilita a coleta de amostras em pacientes neonatos.

Possui memória para 450 testes, funcionamento por 2 baterias recarregáveis, tela LCD e sistema prático de ejeção da tira teste.

As tiras testes (Lactato Detect Strip) são embaladas individualmente evitando contaminação.

Para linha veterinária, a ECO Diagnóstica possui o LactoVet Detect TD-4261, que pode ser utilizado em cães, gatos e cavalos com material técnico especifico para linha Veterinária.

 

Para maiores informações fale com um de nossos consultores: 55 (31) 3653-2025 / contato@ecodiagnostica.com.br