A evolução diagnóstica é constante. E a pandemia da Covid-19 deixou como legado a importância dos testes Point of Care (POC), onde decisões tomadas com base em resultados rápidos e confiáveis salvaram vidas.
A eficácia e a praticidade das soluções POC se tornaram conhecidas e a tendência é que se ampliem cada vez mais.
A área da saúde, vem experimentando uma grande e contínua evolução tecnológica nas últimas décadas e a Covid-19 antecipou o desenvolvimento do setor, com os testes rápidos que auxiliaram no combate ao coronavírus.
Os profissionais da saúde, cada vez mais, necessitam oferecer aos seus pacientes um diagnóstico rápido e preciso, possibilitando assim uma tomada de decisão precoce, com um impacto direto no desfecho clínico.
Acompanhando essa demanda, foram desenvolvidos aparelhos compactos, confiáveis, de fácil e intuitiva operação, capazes de fornecer resultados rápidos, para serem utilizados fora do ambiente do laboratório clínico.
Tais instrumentos, devido à estas características, são conhecidos como point-of-care (POC), também chamados de testes laboratoriais remotos (TLR).
Apontados por muitos especialistas como o futuro dos testes laboratoriais, os POC já são realidade nos serviços de saúde em vários países, inclusive no Brasil. Podem ter aplicabilidade clínica tanto em hospitais e seus diversos setores (emergência, enfermarias, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva, no próprio laboratório central), quanto em farmácias, clínicas, consultórios médicos, campanhas de saúde, e até mesmo na própria casa dos pacientes.
Em virtude de sua operação relativamente simples e automatizada, mediante programas de treinamento (que podem ser feitos por plataformas online) e aliados a uma competente assessoria técnico-científica, profissionais da saúde podem ser preparados para o seu correto manuseio, operação e interpretação dos resultados.
A sua implementação traz diversas vantagens para as instituições e personas envolvidas: corpo clínico, médicos e, principalmente, os pacientes.
Confira os benefícios dos Testes POC (Point of Care)
– Sem necessidade de grandes estruturas
São soluções que não demandam grandes estruturas e podem ser realizados em qualquer lugar. Os testes e/ou equipamentos têm tamanhos reduzidos e necessitam de apenas uma pequena amostra do paciente que pode ser por swab nasal, por saliva ou uma simples gota de sangue extraída na ponta do dedo. Isso simplifica a coleta, o processo analítico e possibilita o acesso à saúde em locais remotos.
– Resultados rápidos
A entrega de resultados rápidos e confiáveis desencadeia uma sequência condições favoráveis, como:
-Decisões médicas assertivas com base em resultados;
-Quebra da cadeia de transmissão com isolamento imediato do paciente contaminado com alguma enfermidade contagiosa;
-Indicação de um tratamento eficiente e redução de prescrições inadequadas de medicamentos.
– Procedimento e interpretação simples
Realizados de forma rápida, de fácil manuseio, de baixa complexidade e fácil interpretação, podem ser usados para triagem, diagnóstico e monitoramento. Seus equipamentos e insumos são, em geral, portáteis e de utilização simples e rápida.
Os profissionais da saúde que realizam os testes devem ser treinados, conhecer e seguir as instruções para realização dos testes POC.
Os benefícios dos testes POC para instituições e pacientes são incontestáveis, mas apenas se temos a certeza de resultados precisos.
Resultados com qualidade e segurança você encontra nos produtos ECO Diagnóstica.
Somos a maior empresa no mercado IVD entre as empresas nacionais.
Dados da CBDL referentes ao primeiro semestre de 2021, consolidando a liderança, assim como em 2020.