ECO Diagnóstica

Eco Diagnostica

BLOG

Febre amarela

Febre amarela matou 13 pessoas no estado de SP desde janeiro de 2017, diz secretaria

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou na tarde desta segunda-feira (8) que 13 pessoas morreram de febre amarela no estado desde janeiro de 2017 até hoje. De acordo com a pasta, foram 29 casos confirmados de pessoas com a doença.

“Os locais de infecção foram em Mairiporã e Nazaré Paulista”, informou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.

O governo decidiu ampliar a vacinação contra febre amarela para todo o estado no início do mês de fevereiro, segundo o coordenador de controle de doenças do estado, Marcos Boulos.

A dose da vacina será dividida para ampliar a imunização. A ideia é aplicar a dose concentrada nas áreas de risco (bairros próximos aos parques onde foram localizados macacos mortos com o vírus da febre amarela) e a fracionada nas demais regiões do estado.

A vacinação irá começar nos lugares onde o vírus está circulando, mas o objetivo é que, em um ano, atinja todo o estado. Para isso, será feita em etapas.

“É a primeira vez que isso vai ser usado nessa quantidade. Existe primeiro uma validação técnica que está sendo realizada, treinamento dos recursos humanos, aquisição de materiais, o que já conseguimos, como seringas específicas. Isso está em realização e estaremos prontos no começo de fevereiro”, disse Boulos.