Blog

Relatório Mundial sobre Drogas 2021 avalia que pandemia potencializou riscos de dependência

Cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo no último ano, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021. O documento foi dia 24/06, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O Relatório aponta que, durante os últimos 24 anos, a potência da cannabis aumentou em até quatro vezes em algumas partes do mundo. Apesar de a porcentagem de adolescentes que perceberam a droga como prejudicial ter caído em até 40%, persistem evidências de que o uso da cannabis está associado a uma variedade de danos à saúde. Os mais afetados são os usuários regulares a longo prazo.

“A menor percepção dos riscos do uso de drogas tem sido associada a maiores taxas de consumo de drogas. As descobertas do Relatório Mundial sobre Drogas 2021 do UNODC destacam a necessidade de fechar a lacuna entre percepção e realidade para educar os jovens e salvaguardar a saúde pública”, disse a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly.

Campanha – O tema do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas deste ano é “Partilhe Fatos Sobre Drogas. Salve Vidas.”, enfatizando a importância de fortalecer a base de evidências e aumentar a conscientização pública para que a comunidade internacional, governos, sociedade civil, famílias e jovens possam tomar decisões informadas, direcionar melhor os esforços para prevenir e tratar o uso de drogas, além de enfrentar os desafios mundiais das drogas”.

Novos desdobramentos – A COVID-19 desencadeou inovação e adaptação em serviços de prevenção e tratamento de drogas por meio de modelos mais flexíveis de prestação de serviços. Muitos países introduziram ou expandiram os serviços de telemedicina devido à pandemia, o que para os usuários de drogas significa que os profissionais de saúde podem agora oferecer aconselhamento ou avaliações iniciais por telefone e usar sistemas eletrônicos para prescrever substâncias controladas.

Embora o impacto da COVID-19 nos desafios das drogas ainda não seja totalmente conhecido, a análise sugere que a pandemia trouxe dificuldades econômicas crescentes que provavelmente tornarão o cultivo de drogas ilícitas mais atraente para as frágeis comunidades rurais. O impacto social da pandemia — que provoca um aumento da desigualdade, da pobreza e das condições de saúde mental, sobretudo entre populações já vulneráveis — representa fatores que podem levar mais pessoas a consumir drogas.

CONHEÇA A LINHA DE TESTES PARA DROGAS DE ABUSO DA ECO DIAGNÓSTICA. BAIXE O CATÁLOGO.

Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito

2021 TEMA

“ Compartilhe fatos sobre drogas, salve vidas ”

Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, ou Dia Mundial da Droga, é comemorado em 26 de junho de cada ano, para fortalecer a ação e a cooperação para alcançar a meta de um mundo livre do uso de drogas.

E a cada ano, indivíduos como você, comunidades inteiras e várias organizações em todo o mundo se juntam a essa observância global, para aumentar a conscientização sobre o grande problema que as drogas ilícitas representam para a sociedade.

Juntos, nós podemos enfrentar o problema mundial das drogas!

O que você pode fazer?

Faça a sua parte e combata a desinformação compartilhando os fatos reais sobre as drogas – desde riscos à saúde e soluções para enfrentar o problema mundial das drogas até prevenção, tratamento e cuidados baseados em evidências.

1) Conheça os fatos

2) Compartilhe apenas informações de fontes verificadas

Trabalhando juntos, podemos enfrentar o problema mundial das drogas.

***

Para ler o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, acesse: https://wdr.unodc.org/

O Relatório Mundial sobre Drogas 2021 oferece uma visão global sobre a oferta e demanda de opioides, cocaína, cannabis, estimulantes do tipo anfetamina e Novas Substâncias Psicoativas (NSP), bem como sobre seu impacto na saúde, levando em conta os possíveis efeitos da pandemia de COVID-19.

Fonte: Nações Unidas

LEIA MAIS

'Aumento expressivo' de doença diarreica aguda é identificado em 11 cidades do RS, diz Secretaria da Saúde

Outros 13 municípios têm surtos de DDA em escolas. Doença causada pelo norovírus provoca diarreia, […]

Testes Point of Care: saiba porque investir

A evolução diagnóstica é constante. E a pandemia da Covid-19 deixou como legado a importância […]

Parceria com o Grêmio para soluções tecnológicas na área da fisiologia

A OMNI, especializada em desenvolvimento de soluções em tecnologias, junto à ECO Diagnóstica, a principal […]