Eco Diagonistica

Pesquisa sobre autodiagnóstico médico no Brasil

40% dos brasileiros fazem autodiagnóstico médico pela internet! Esse foi o resultado da segunda edição do estudo realizado pelo ICTQ.

Índice recorrente

Em sua primeira edição, realizada em 2016, a pesquisa já revelava o mesmo índice atual de 40%. Naquele ano, o estudo apontou o ranking das capitais com o maior número de pessoas que realizavam o autodiagnóstico de saúde na internet:

Já em 2018, a segunda edição do estudo confirmou o índice de 40% dos brasileiros que se autodiagnosticam e revelou ainda o perfil das pessoas que abandonam os consultórios médicos. Os números são mais elevados entre os jovens, os cidadãos de nível superior e os das classes A e B.

Autodiagnóstico médico na internet de acordo com a FAIXA ETÁRIA

Autodiagnóstico médico na internet de acordo com a ESCOLARIDADE

Autodiagnóstico médico na internet de acordo com a CLASSIFICAÇÃO SOCIOECONÔMICA

Autodiagnóstico médico na internet de acordo com a REGIÃO GEOGRÁFICA

Metodologia do estudo

A pesquisa qualitativa foi realizada com homens e mulheres, com idade a partir dos 16 anos. As entrevistas foram feitas de forma pessoal e individual, com abordagem em pontos de fluxo populacional, com 2.090 pessoas de todas as regiões do País, em 120 municípios.

As entrevistas de campo foram realizadas entre 9 e 18 de maio de 2018. O desenho amostral foi elaborado com base em informações do Censo 2010/ Estimativa 2018 (fonte IBGE) e contemplou os seguintes estágios:

1. Estratificação por Unidade Federativa e porte dos municípios;
2. Sorteio dos municípios;
3. Sorteio do ponto onde foi realizada a pesquisa;
4. Seleção do entrevistado utilizando cota de sexo e idade.

Para controle do perfil foram utilizadas cotas  de sexo e idade, de acordo com o Censo 2010/ Estimativa 2018. A margem de erro máxima para a amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

Fonte: ICTQ Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o mercado farmacêutico.

ACOMPANHE A ECO