Eco Diagonistica

Níveis de procalcitonina sérica podem prever pneumonia

Níveis de procalcitonina sérica podem prever pneumonia não estreptocócica e resposta rápida à penicilina em crianças

Um estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) mostrou que, nas crianças com pneumonia comunitária (PC), o valor da procalcitonina (PCT) sérica < 0,25 ng/mL dosado na admissão prevê dois eventos: (1) resposta rápida ao tratamento com penicilina, e (2) infecção não pneumocócica (valores maiores indicam que a pneumonia é pneumocócica).

O estudo contribuiu, também, para reconhecer crianças que não se beneficiam com o uso de antibióticos, minimizando impactos relacionados com a resistência antimicrobiana ao longo do tempo.

De acordo com a médica pediatra Dra. Taiane Fonseca, “é de extrema importância a diferenciação entre as pneumonias bacterianas e as pneumonias virais no intuito de racionalizar o uso do antibiótico e, com isso, evitar o aumento da resistência bacteriana”.

Veja reportagem completa clicando aqui. 

A procalcitonina é uma pró-hormona polipeptídica da calcitonina com 116 aminoácidos. É sintetizada principalmente pelas células C da tiroide e, em menor extensão, nos tecidos neuroendócrinos de outros órgãos, como os pulmões e os intestinos. Está habitualmente presente no sangue em níveis muito baixos, porém, a produção pode ser estimulada por citocinas inflamatórias e endotoxinas bacterianas, o que provoca a libertação de níveis mais elevados de procalcitonina em resposta à infeção.

O kit ECO F PCT realiza a medição QUANTITATIVA de PCT para diagnosticar sepse e infecção bacteriana/viral utilizando apenas 100uL de amostra de sangue total, soro e plasma com resultado em apenas 15 minutos.

Utiliza metodologia por imunoensaio FLUORESCENTE de última geração a base de EURÓPIO. O Európio proporciona resultados mais precisos, uma vez que os comprimentos de onda de luz emitidos e absorvidos não se sobrepõem.

O kit possui faixa de medição de 0.05-50ng/mL e foi validado com analisadores de referência (ECL e FIA) apresentando excelentes resultados de correlação comprovando a adequação do teste para o ensaio de PCT.

 

Para maiores informações fale com um de nossos consultores: 55 (31) 3653-2025 / contato@ecodiagnostica.com.br.

 

 

 

 

ACOMPANHE A ECO