Eco Diagonistica

Grupo Realizará Ação De Testagem Rápida Do HIV No RJ

No dia 06 de abril das 14:00 às 18:00, o Grupo Pela Vidda-RJ fará uma ação educativa, pelo Dia Mundial da Saúde com orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e testagem rápida do HIV no Largo da Carioca, para socializar um novo teste do HIV o AUTOTESTE HIV DETECT da ECO Diagnóstica.

O teste é feito por fluido oral e as pessoas interessadas poderão conhecer esta nova tecnologia que será comercializada em farmácias em todo o Brasil. O AUTOTESTE HIV DETECT  é um teste de triagem para detectar anticorpos do HIV. Quem tiver interesse em conhecer e realizar o teste no dia haverá disponibilidade de uma equipe de educadores do Grupo orientando sobre a importância do diagnóstico precoce. Será ofertado aconselhamento pré e pós teste para repasse de informações sobre HIV/Aids, suas formas de transmissão, prevenção combinada (PEP e PrEP) e tratamento no SUS.

A tecnologia do autoteste vem sendo difundida no mundo para contribuir na ampliação da testagem do HIV e oportunizar as pessoas que tem interesse e necessidade de realizar o seu teste de HIV fora dos serviços convencionais. No Brasil o autoteste foi aprovado pela ANVISA em 2017, com realização através da coleta de fluido oral, o que facilita o manuseio do teste.

O Grupo Pela Vidda-RJ preconiza e promove a testagem do HIV, mas ressalta que é uma decisão pessoal e que todas as pessoas antes de realizarem o teste devam receber informações claras e precisas sobre o HIV/Aids, inclusive na decisão pelo autoteste todos devem buscar os devidos esclarecimentos para que não haja dúvidas sobre os procedimentos necessários caso ocorra um resultado reagente.

O Pela Vidda-RJ foi fundado em 1989, sendo o primeiro grupo fundado por pessoas vivendo com HIV/Aids objetivando a integração, valorização e dignidade dessas pessoas.

Nesse sentido, a campanha além de promover e apresentar o AUTOTESTE HIV DETECT, reforça a importância do diagnóstico precoce e da promoção da saúde.

Mais informações:

Contatos: Marcio Villard – coordenador de projetos do GPV-RJ

(21) 25183993 / 1997 / 998999868 ou gpvrj@pelavidda.org.br

ACOMPANHE A ECO